O GO-DACT é um ensaio de iniciativa do investigador, em doentes com artrite psoriática e dactilite ativa, que visa contribuir para a clarificação do algoritmo terapêutico da dactilite enquanto manifestação clínica associada a pior prognóstico.
Trata-se de um ensaio multicêntrico, aleatorizado, duplamente cego e controlado por placebo, de fase IIIb, que avalia pela primeira vez a eficácia comparativa de um inibidor do TNF (golimumab) em associação ao MTX versus o MTX em monoterapia, na melhoria da dactilite e entesite, em doentes com artrite psoriática naïves ao MTX e terapêuticas biotecnológicas. O endpoint primário é definido como a variação no Dactylitis Severity Score (DSS) entre o baseline e a semana 24 de tratamento. Como endpoints secundários incluídos destacam-se a variação no Leeds Dactilytis Index (LDI) e no score imagiológico de dactilite avaliado por ressonância magnética às 24 semanas, bem como a proporção de doentes que atingiram o DSS 20,50 e 70 e o LDI 20,50, 70 neste timepoint, dois índices inovadores desenvolvidos no âmbito deste ensaio.
Foram adicionalmente avaliados índices de atividade de entesite (Leeds Enthesitis Index), índices compostos e de resposta de atividade da artrite psoriática, bem como índices respeitantes ao envolvimento cutâneo e ungueal pela psoríase. O Reuma.pt funcionou como caderno de recolha de dados para este ensaio, sendo que alguns dos ecrãs criados, como o caso do DSS, vieram a integrar posteriormente o protocolo de prática clínica do Reuma.pt para doentes com artrite psoriática.
No contexto deste ensaio, foi ainda desenvolvido um sistema de aleatorização que garante as condições de equidade na probabilidade de cada doente receber a medicação alocada a cada braço de tratamento do ensaio; e um sistema de gestão da terapêutica do ensaio designado Reuma.pt-farmácias, que permite, entre outras funções, efectuar a recepção da medicação experimental e a sua dispensa aos doentes; e que estão disponíveis para utilização futura noutros ensaios clínicos.
O GO-DACT contou com a colaboração de 11 centros de Reumatologia a nível nacional e atingiu o seu endpoint primário demonstrando pela primeira vez que a combinação de um inibidor do TNF (golimumab) e do metotrexato é superior ao metotrexato em monoterapia na melhoria da dactilite psoriática ativa avaliada pelo DSS e pelo LDI. De forma consistente, os doentes tratados com esta combinação terapêutica atingiram taxas de resposta DSS50,70 e LDI20/50 e 70 significativamente superiores aos doentes sob MTX em monoterapia.
Vieira-Sousa E, Alves P, Rodrigues AM, Teixeira F, Tavares-Costa J, Bernardo A, Pimenta S, Pimentel-Santos FM, Gomes JL, Aguiar R, Pinto P, Videira T, Catita C, Santos H, Borges J, Sequeira G, Ribeiro C, Teixeira L, Ávila-Ribeiro P, Martins FM, Canhão H, McInnes IB, Ribeiro RM, Fonseca JE. GO-DACT: a phase 3b randomised, double-blind, placebo-controlled trial of GOlimumab plus methotrexate (MTX) versus placebo plus MTX in improving DACTylitis in MTX-naive patients with psoriatic arthritis. Ann Rheum Dis. 2020 Apr;79(4):490-498. doi: 10.1136/annrheumdis-2019-216500. PMID: 32193187; PMCID: PMC7147178.
Vieira-Sousa E, Canhão H, Alves P, Rodrigues AM, Teixeira F, Tavares-Costa J, Bernardo A, Pimenta S, Pimentel-Santos F, Gomes JL, Aguiar R, Videira T, Pinto P, Catita C, Santos H, Borges J, Sequeira G, Ribeiro C, Teixeira L, Ávila-Ribeiro P, Martins FM, Ribeiro RM, Fonseca JE. The GO-DACT protocol: a multicentre, randomized, double-blind, parallel-group study to compare the efficacy of golimumab in combination with methotrexate (MTX) versus MTX monotherapy. Acta Reumatol Port. 2018 Apr-Jun;43(2):80-92. English. PMID: 30091952.
DSS: Dactylitis Severity Score GLM: golimumab; MTX: methotrexate; n: number