Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Newsletter #3 Março 2024
Reuma.pt
divisor
 
Novo protocolo Reuma.pt – Doença Mista do Tecido Conjuntivo

Está disponível o NOVO protocolo do Reuma.pt para o seguimento de doentes com Doença Mista do Tecido Conjuntivo (DMTC). Este protocolo tem na área dos profissionais de saúde uma avaliação semiestruturada de atividade da doença e monitorização terapêutica. Tem ainda disponível na área do doente 11 questionários que cobrem múltiplos domínios de saúde como qualidade de vida, atividade física e função física. Todos os dados registados pelo doente podem ser consultados pelo médico reumatologista assistente na consulta seguinte.

A Coordenação do Reuma.pt agradece ao grupo de trabalho GEDRESIS da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e em particular aos elementos que lideraram o desenvolvimento deste protocolo: Dr. Nikita Khmelinskii, Dr. Manuel António Silvério, Dra. Joana Martins-Martinho e Dra. Ana Teresa Melo.

Obrigado por todos os esforços encetados no desenvolvimento e implementação do protocolo de DMTC do Reuma.pt.

divisor
noticias_separador_nl1022
 
Está em curso um estudo que pretende estimar a prevalência de comorbilidades na população adulta diagnosticada com artrite idiopática juvenil
O estudo intitulado “Long-term outcomes of juvenile idiopathic arthritis (JIA) – the burden of the comorbidities”, liderado pela Dra. Carolina Zinterl, utilizará retrospetivamente dados do Reuma.pt para estimar a prevalência de comorbilidades na população adulta diagnosticada com artrite idiopática juvenil e para estudar possíveis associações entre comorbilidades e características demográficas e clínicas.

O sucesso deste projeto depende de todos nós! Contamos com a sua colaboração no registo de dados.

novidades
 
… o médico assistente é quem dá acesso à área do doente??

O Reuma.pt é uma ferramenta de comunicação entre o médico e o doente e para que o doente possa aceder a esta área e preencher os questionários pré-consulta, o médico reumatologista assistente tem de conceder a sua autorizaçã.

Esta autorização é concedida através da área do profissional de saúde, tal como exemplificado na imagem ao lado. Um doente sem senha de acesso pode preencher os questionários, mas não terá acesso aos dados das consultados partilhados pelo médico.

 
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt