Colaboração EuroSpA
O EuroSpA é uma rede europeia de registos de doentes com espondilartrites e artrite psoriática composta por representantes de 17 países.
O Reuma.pt colaborou com dados anonimizados que permitiram responder a 17 perguntas de investigação. Os resultados foram disseminados em 17 artigos científicos em revistas de quartil 1 tendo sido atribuídas 32 coautorias ao Reuma.pt, distribuídas por vários centros Reuma.pt.
No consórcio a política de coautorias é equipa de investigação proponente do projeto e 2 coautores por registo participante. No Reuma.pt tem sido valorizado para a atribuição de coautoria a contribuição de cada centro Reuma.pt para os dados que são usados em cada pergunta de investigação.
A Coordenação do Reuma.pt agradece os contributos dos investigadores Reuma.pt para o sucesso da colaboração EuroSpA.
Está em curso um estudo que pretende estimar a prevalência de artrite psoriática difícil-de-tratar
O estudo intitulado “Difficult-to-treat psoriatic arthritis”, liderado pela Dra. Catarina Abreu, utilizará retrospetivamente dados do Reuma.pt para estimar a prevalência de artrite psoriática difícil-de-tratar, bem como descrever as características clínicas e demográficas desta população. Este estudo pretende ainda caracterizar o uso de fármacos biológicos modificadores da doença (bDMARDs) em doentes com artrite psoriática difícil-de-tratar.
Até ao dia 19 de abril de 2024, estará a decorrer o preenchimento de dados em falta. Contamos com o vosso contributo para a melhoria da qualidade dos dados Reuma.pt!
|