Reuma.pt - 16 anos a registar para investigar e cuidar
No próximo dia 12 de fevereiro o Reuma.pt celebra o seu 16º aniversário!
Foram já registados 35279 doentes e 300014 consultas em protocolos de várias doenças reumáticas e musculoesqueléticas. No Reuma.pt estão registados 9370 (26.6%) doentes com terapêutica biológica ativa (bDMARD) e 572 (1.62%) doentes encontram-se a efetuar terapêutica com tsDMARD.
No ano de 2023 foram registados mais de 4000 novos doentes e de 30000 novas consultas o que reforça um crescimento continuo e sustentado do registo.
Com 105 publicações científicas o Reuma.pt assume-se também com um importante gerador de evidência científica. 64 destas publicações são em revistas Q1 e têm em média 48 citações.
Até ao final de 2023, foram submetidos ao Reuma.pt 91 projetos de iniciativa do investigador sendo a grande maioria liderada por internos em formação especifica de Reumatologia.
O Reuma.pt contribui ainda para sistemas de vigilância em saúde pública e para o desenvolvimento de orientações para a prática clínica trabalhando em parceria com a Direção Geral da Saúde e com os sistemas de farmacovigilância do Infarmed.
Durante estes 16 anos o Reuma.pt tornou-se numa ferramenta ao serviço da sociedade em constante adaptação e evolução que conta com um ecossistema de excelência. Colabora ativamente com outras sociedades científicas, com instituições académicas, com registos europeus e mundiais, com associações de doentes, com a indústria farmacêutica e com as autoridades reguladoras em prol da melhoria dos cuidados de saúde das pessoas que vivem com doenças reumáticas.
Acima de tudo, a evolução do Reuma.pt deve-se aos contributos de todos os profissionais de saúde que diariamente utilizam o Reuma.pt na sua prática clínica e de todos os doentes que aceitaram partilhar os seus dados de saúde com o Reuma.pt. Este trabalho colaborativo em constante crescimento permite que nos mantenhamos sólidos e sustentáveis ao serviço da comunidade.
O Reuma.pt está de parabéns e toda a Reumatologia também!