Newsletter #10 Outubro 2023
Reuma.pt
divisor
 
O Reuma.pt atingiu a meta das 100 publicações científicas!

O Reuma.pt atingiu em outubro de 2023 a meta das 100 publicações científicas. Este feito representa o empenho e a dedicação de todos os profissionais de saúde que ao longo dos 15 anos de existência do Reuma.pt têm registado ativamente dados, interrogado o registo com as suas perguntas de investigação e integrado consórcios internacionais na área das doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Durante o ano de 2023 foram publicados 13 artigos que utilizaram dados do Reuma.pt. Destes, 6 artigos resultaram de projetos de iniciativa do investigador:

PROJETO INVESTIGADOR PRINCIPAL PUBLICAÇÃO

Reuma.pt/myositis – the portuguese registry of inflammatory myopathies

Eduardo Dourado

Matilde Bandeira

btn_ver_mais_11 btn_ver_mais_11

Comparative effectiveness and safety of switching to an alternative TNFi or a biologic with a different mode of action in psoriatic arthritis patients after discontinuation of a first line TNFi: results from the Rheumatic Diseases Portuguese Register

Francisca Guimarães

btn_ver_mais_11

Severe infections in portuguese patients with rheumatoid arthritis under biologic treatment (SIPPRA-B Study)

Filipe Pinheiro

btn_ver_mais_11

Adult outcomes of juvenile idiopathic arthritis

Filipa Oliveira Ramos

btn_ver_mais_11

Assessment of calcinosis in Portuguese patients with systemic sclerosis – a multicenter study

Beatriz Samões

btn_ver_mais_11

1 artigo resultou de exportação de dados de um único centro:

CENTRO INVESTIGADOR PRINCIPAL PUBLICAÇÃO

Centro Hospitalar Universitário de São João

Maria Seabra Rato

btn_ver_mais_11

E 6 artigos resultaram da participação do Reuma.pt em consórcios internacionais:

COLABORAÇÃO PUBLICAÇÃO

JAK-pot

btn_ver_mais_11

COVID-19 Global Rheumatology Alliance

btn_ver_mais_11

EuroSpA

btn_ver_mais_11 btn_ver_mais_11 btn_ver_mais_11

EULAR

btn_ver_mais_11

O Reuma.pt parabeniza os investigadores principais e as equipas envolvidas no desenvolvimento destes projetos.

divisor
noticias_separador_nl1022
 
Reuma.pt no XXV Congresso Português de Reumatologia

A XXV edição do Congresso Português de Reumatologia decorreu no Palácio de Congressos do Algarve – Albufeira, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023. Este ano foram apresentados 24 trabalhos (3 comunicações orais e 21 pósteres) que utilizaram dados do Reuma.pt.

noticias_img1

Na coorte de 437 doentes com artrite reumatoide registados no Reuma.pt, os agentes terapêuticos anti-TNF-α estavam associados a taxas mais elevadas de switch devido a ineficácia terapêutica durante o primeiro ano de tratamento. Além disso, ex-fumadores e fumadores, doentes diagnosticados com depressão ou positivos para fator reumatoide apresentavam também taxas mais elevadas de switch devido a ineficácia terapêutica.

noticias_img2

A análise da coorte de 294 doentes com arterite de células gigantes demonstrou que os doentes com mais de 75 anos apresentavam mais frequentemente sintomas cranianos (p. ex.: cefaleias, claudicação da mandíbula, envolvimento ocular) e complicações isquémicas cerebrais, enquanto os doentes com 75 ou menos anos apresentavam um fenótipo de doença mais sistémico (p. ex.: febre, suores noturnos, claudicação do braço). Os dados deste estudo suportam assim a hipótese de que a idade aquando do diagnóstico influencia as manifestações clínicas da arterite de células gigantes.

noticias_img3

Neste estudo, que utilizou 1255 doentes com artrite psoriática, os autores verificaram que a atividade da doença era mais baixa na avaliação inicial e 12 meses após o início de terapêutica com bDMARDs em doentes que iniciaram o primeiro bDMARD aos 65 ou mais anos. Não foram detetadas diferenças entre os dois grupos (toma do primeiro BMARD entre os 18 e os 64 anos vs. toma do primeiro bDMARD após os 65 anos) no que concerne a resposta clínica, taxa de switch e eventos adversos durante os dois anos do estudo.

 
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt