Newsletter #8 Agosto 2023
Reuma.pt
divisor
Os dados clínicos registados no Reuma.pt já contribuíram para 95 publicações científicas!
Ao longo destes 15 anos, os dados clínicos registados no Reuma.pt contribuíram para 95 artigos científicos que não só trouxeram novo conhecimento na área da efetividade e segurança dos novos fármacos, mas também permitiram identificar preditores de resposta à terapêutica. Realçamos que destes 95 artigos científicos, mais de 70% (69) foram publicados em revistas internacionais de quartil 1. Nos últimos anos o Reuma.pt tem aumentado o número anual de publicações, sendo que 58% dos artigos Reuma.pt foram publicados nos últimos cinco anos. Em 2022, houve um aumento importante das publicações porque participamos nos estudos sobre suscetibilidade à infeção COVID-19 nos doentes reumáticos e sobre efetividade e segurança das vacinas contra a COVID-19. Estes feitos foram alcançados graças aos esforços de todos os profissionais de saúde que contribuem diariamente para o crescimento do Reuma.pt.
Queremos salientar que 39 artigos científicos do Reuma.pt resultaram de projetos de iniciativa do investigador.
 

Até ao momento foram submetidos ao Reuma.pt 88 projetos de iniciativa do investigador. Destes, 31 projetos encontram-se a decorrer, 45 foram terminados, 8 foram descontinuados e 4 estão em processo de revisão pela Comissão Coordenadora e Científica do Reuma.pt

 
Está a decorrer um estudo que pretende caracterizar a atividade da doença e a sua severidade em doentes diagnosticados com lúpus eritematoso sistémico

O estudo intitulado “Characterization of disease activity and severity of patients with Systemic Lupus Erythematosus in Portugal: a cross-sectional national registry-based study”, co-liderado pela Dra. Carolina Mazeda e pela Dra. Beatriz Mendes, utilizará dados do Reuma.pt para quantificar a proporção de doentes diagnosticados com lúpus eritematoso sistémico que se encontra em remissão.

No âmbito deste projeto, foram implementados no Reuma.pt dois novos ecrãs de registo no protocolo do lúpus eritematoso sistémico: SLE-DAS (Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Score) e 2019-ACR/EULAR (2019-European League Against Rheumatism/American College of Rheumatology Systemic Lupus Erythematosus Classification Criteria).

O sucesso deste projeto depende de todos nós. Contamos com a sua colaboração no registo de dados.

 
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt