Perante a crescente pandemia causada pelo SARS-CoV-2, o registo desta infeção no formulário específico Reuma.pt criado para este fim é essencial para o melhor conhecimento das características da infeção nos doentes reumáticos, assim como para identificar fatores que conferem maior risco de evolução para doença grave ou mesmo fatal.
Estes dados são partilhados regularmente e de forma anónima com o registo da European League Against Rheumatism (EULAR) que posteriormente irá partilhar com a Global Rheumatology Alliance (GRA) .
A colaboração de todos é fundamental, pelo que reforçamos a necessidade de um correto registo de todos os doentes com patologia reumática infectados por SARS-CoV-2.
Poderão verificar todos os passos para efectuar o registo na secção “Sabia que…” da nossa newsletter de Maio.
Até ao momento, o Reuma.pt conta já com 160 doentes registados, 104 dos quais foram infectados por contacto próximo com alguém infectado. Os diagnósticos com mais doentes infectados são a artrite reumatóide (37), espondilartrite (31), a artrite psoriática (17) e o lúpus eritematoso sistémico (11). Registam-se ainda 33 doentes a fazer terapêutica biológica à data do diagnóstico de Covid-19.
|