No próximo dia 16 de Outubro, cessa funções a actual Direcção da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), presidida pelo Dr. Luís Cunha Miranda. Com o término deste mandato, cessa igualmente funções a actual Comissão Coordenadora e Científica do Registo Nacional de Doentes Reumáticos (CCC Reuma.pt).
Gostaríamos de começar por agradecer o empenho de todos os membros da CCC Reuma.pt, nomeadamente de Ana Maria Rodrigues, Fernando Pimentel Santos, Filipa Ramos, Filipa Teixeira, Helena Santos, José Miguel Bernardes, Margarida Cruz, Sandra Falcão e Patrícia Pinto. Agradecer também o apoio do Dr. Luís Cunha Miranda e de toda a Direcção da SPR.
Findo mais um mandato, é tempo de fazer um pequeno balanço relativamente ao Reuma.pt. Durante estes dois anos o registo continuou a crescer e a consolidar-se como uma referência a nível nacional, mas também a nível internacional:
- 4 novos centros iniciaram a sua participação no Reuma.pt, tendo sido desactivados 6 dos que anteriormente existiam, em virtude de terem deixado de prestar consultas de reumatologia;
- Foi desenvolvido um protocolo específico para miosites e o módulo COVID-19;
- Foram desenvolvidas as plataformas para ecografia musculoesquelética e registo de dispensas de biológicos;
- Foram registados mais de 5834 novos doentes;
- Foram registadas mais de 54367 novas consultas;
- Foram publicados 19 artigos científicos que utilizaram dados do Reuma.pt;
- Foram aprovados pela CCC Reuma.pt 17 novos projectos de investigação baseados em dados do Reuma.pt.
Existem, actualmente, 76 centros com dados inseridos no Reuma.pt. O n.º total de doentes já ultrapassou os 24 000 e o n.º de consultas é superior a 200 000.
Terminamos dando as boas-vindas à Dr.ª Helena Canhão que, durante os próximos 2 anos, assumirá a presidência da SPR, bem como a todos os membros da nova Direcção.
|