Sociedade Portuguesa de Reumatologia Reuma.pt
N EWS L ETTER
Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui. Julho 2020
Destaques DESTAQUES

Questionários on-line para os doentes

Numa época em que muitas consultas estão a ser realizadas à distância, é de particular importância o acesso dos doentes à sua área e o preenchimento dos questionários on-line. Desta forma, o Reuma.pt contribui para uma monitorização mais adequada dos doentes.

Até à presente data, foram dados acessos a 13688 doentes, dos quais 4156 (30,36%) já preencheram questionários pelo menos uma vez, sendo que os 3 diagnósticos com maiores taxas de adesão são as espondilartrites (47,9%), artrite psoriática (38,3%) e artrite reumatóide (36,5%).

Os 4156 doentes que já preencheram questionários têm, em média, 53,1±14,9 anos à data da consulta mais recente, 64,1% são do sexo feminino e 49,6% estão a ser tratados com terapêuticas biológicas.

O gráfico seguinte ilustra a evolução, ao longo dos anos, do número de doentes que preencheram questionários no Reuma.pt.

Evol. Questionários auto-preenchimento

Biossimilares

Com o crescente número de biossimilares disponíveis no mercado nacional torna-se cada vez mais relevante o correto registo do nome comercial. No ecrã de pesquisa de fármacos a pesquisa é feita, por defeito, através do nome comercial, sendo estes actualizados regularmente no Reuma.pt.

Um registo correto é essencial para o adequado rastreio e monitorização da segurança das terapêuticas com biossimilares.

 

Sabia que SABIA QUE …

… pode transferir o processo clínico de um doente para outro centro?

O Reuma.pt permite a partilha de doentes entre centros. Esta funcionalidade foi descrita em detalhe na newsletter de Março de 2014.

Resumidamente, o centro origem do doente tem de o seleccionar e clicar no link "Partilhar com outro centro" que se encontra na página inicial de Dados do doente.

Partilha 1

O centro destino deverá então aceder ao ecrã de Gestão do Centro, seleccionar a opção "Receber doentes partilhados", e indicar o n.º do processo do doente que está a "receber".

Partilha 2

Partilha 3

Também é possível ao centro que recebe um doente solicitar os dados desse doente ao centro de origem, utilizando a opção “Registar pedidos” no ecrã de Gestão do Centro. Neste caso, no centro origem doente, aparecerá uma mensagem a informar que há outro centro a pedir a partilha de um doente. Este centro deverá aceder à opção “Aceitar pedidos externos” para identificar qual o doente e informar se aceita ou rejeita o pedido. Caso aceite, deverá proceder à partilha do doente, tal como descrito inicialmente.

Copyright © 2020 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt