Questionários on-line para os doentes
Numa época em que muitas consultas estão a ser realizadas à distância, é de particular importância o acesso dos doentes à sua área e o preenchimento dos questionários on-line. Desta forma, o Reuma.pt contribui para uma monitorização mais adequada dos doentes.
Até à presente data, foram dados acessos a 13688 doentes, dos quais 4156 (30,36%) já preencheram questionários pelo menos uma vez, sendo que os 3 diagnósticos com maiores taxas de adesão são as espondilartrites (47,9%), artrite psoriática (38,3%) e artrite reumatóide (36,5%).
Os 4156 doentes que já preencheram questionários têm, em média, 53,1±14,9 anos à data da consulta mais recente, 64,1% são do sexo feminino e 49,6% estão a ser tratados com terapêuticas biológicas.
O gráfico seguinte ilustra a evolução, ao longo dos anos, do número de doentes que preencheram questionários no Reuma.pt.
Biossimilares
Com o crescente número de biossimilares disponíveis no mercado nacional torna-se cada vez mais relevante o correto registo do nome comercial. No ecrã de pesquisa de fármacos a pesquisa é feita, por defeito, através do nome comercial, sendo estes actualizados regularmente no Reuma.pt.
Um registo correto é essencial para o adequado rastreio e monitorização da segurança das terapêuticas com biossimilares.
|