Numa época tão complexa como a que vivemos e em que a prática clínica sofreu tantas alterações, agradecemos a todos os que têm efectuado o registo dos doentes reumáticos que foram infectados pelo vírus SARS-CoV-2.
A colaboração de todos é fundamental para obtermos dados robustos que nos orientem na melhor forma de cuidar dos doentes reumáticos. Na secção “Sabia que…” esclarecemos como efectuar correctamente o registo e todos os passos essenciais.
Foram já registados no Reuma.pt 39 doentes com Covid-19, dos quais 29 homens e 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 8 e os 90 anos. 4 doentes faleceram (todos com causa atribuída ao vírus SARS-CoV-2), 27 recuperaram totalmente e 8 encontram-se ainda sob avaliação.
Dos doentes registados, 29 foram infectados por contacto próximo com alguém infectado. Os diagnósticos com mais doentes infectados são a espondilartrite axial (9), a artrite reumatóide (8), o lúpus eritematoso sistémico (5) e a artrite psoriática (4). Registam-se ainda 17 doentes a fazer terapêutica biológica à data do diagnóstico de Covid-19.
Os dados obtidos são partilhados regularmente e de forma anónima com o registo da European League Against Rheumatism (EULAR) que posteriormente irá partilhar com a Global Rheumatology Alliance (GRA); para além disso estes dados ficarão disponíveis para utilização pelos investigadores nacionais de acordo com as regras de acesso aos dados do Reuma.pt.
|