Sociedade Portuguesa de Reumatologia Reuma.pt
N EWS L ETTER
Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui. Fevereiro 2020
Destaques DESTAQUES – 12 anos de Reuma.pt

No passado dia 12 deste mês de Fevereiro, o Reuma.pt atingiu os 12 anos de existência. Inicialmente concebido para o registo de doentes reumáticos a efectuar terapêutica com fármacos biotecnológicos, rapidamente se generalizou para todos os doentes e para diversas patologias reumáticas que não estavam inicialmente previstas.

Volvidos estes 12 anos, os doentes com biológico activo representam cerca de 26% do total de doentes, havendo ainda cerca de 5,5% dos doentes que, não tendo biológico activo, já foram tratados com este tipo de medicamentos. De todos os doentes alguma vez tratados com biológicos, 17,8% já efectuaram tratamentos com terapêuticas biossimilares. Há ainda a destacar o facto de já existirem mais de 80 doentes tratados com tsDMARDs.

Neste passado ano de 2019, pela segunda vez, foram registados mais de 2500 novos doentes num único ano (imagem seguinte). A primeira vez tinha sido no ano de 2013 mas, desde 2011, que o número de novos doentes anda muito próximo ou acima dos 2000 por ano.

Evolução Doentes

Relativamente ao número de consultas, desde 2015 que se registam no Reuma.pt mais de 20000 consultas por ano, sendo que, em 2014, já se tinha ficado muito próximo desta fasquia.

Evolução Consultas

Toda esta evolução apenas foi possível graças ao apoio sem restrições dos diversos patrocinadores ao longo destes 12 anos, ao contributo de centenas de profissionais e devido ao facto de, desde a sua génese, este ter sido considerado um projecto prioritário e estratégico, por parte de todas as Direcções da SPR.

 
Noticias NOTÍCIAS – 23 000 doentes

Tendo o ano de 2019 terminado com 22663 doentes registados no Reuma.pt, o doente 23 000 foi registado no passado dia 5 deste mês de Fevereiro, 7 dias antes do 12.º aniversário.

 

Sabia que SABIA QUE …

… pode assinalar o fim de seguimento dos doentes?

No caso de perdas de seguimento comprovadas, elas deverão ser registadas no ecrã de identificação do doente, com o respectivo motivo (imagem seguinte). As fazê-lo, todas as terapêuticas activas são automaticamente terminadas e, se o motivo for o falecimento do doente, a sua identificação fica automaticamente ocultada.

Fim Seguimento

Copyright © 2020 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt