Sociedade Portuguesa de Reumatologia Reuma.pt
N EWS L ETTER
Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui. Setembro 2019
Destaques DESTAQUES – Terapêuticas biossimilares

Um biossimilar pode ser definido como um produto bioterapêutico que, em termos de qualidade, eficácia e segurança, é similar ao respectivo biológico de referência. Estão actualmente em uso terapêuticas biossimilares do adalimumab, etanercept, infliximab e rituximab.

No ecrã de pesquisa de fármacos (imagem abaixo), a pesquisa é feita, por defeito, através do nome comercial. Caso o médico opte pela pesquisa pelo princípio activo, é necessário ter em atenção que é obrigatório seleccionar o nome comercial que vai ser efectivamente administrado para permitir a correcta identificação do medicamento em caso de reações adversas.

Pesquisa fármacos

Estão registados no Reuma.pt 990 doentes que foram ou estão a ser tratados com terapêuticas biossimilares, 480 dos quais como primeira escolha e 510 por transição do biológico original. 24 doentes foram já tratados com dois biossimilares de diferentes princípios activos. Dos doentes alguma vez tratados com biossimilares, 823 (83,1%) mantêm activo o tratamento com este tipo de terapêuticas.

Considerando os 4 biológicos com biossimiares e as terapêuticas iniciadas após a aprovação do primeiro biossimilar de cada um dos princípios activos, verificamos que os biossimilares representam 46,8% das terapêuticas iniciadas. Para cada um dos biológicos, as percentagens são: 74,2% no infliximab, 62,3% no rituximab, 48,6% no etanercept e 14,3% no adalimumab.

O quadro seguinte apresenta a distribuição, por diagnóstico, dos 990 doentes tratados com terapêuticas biossimilares.

Diagnóstico Doentes %
Artrite Reumatóide 402 40,61
Espondilartrites 340 34,34
Artrite Psoriática 145 14,65
Artrite Idiopática Juvenil 41 4,14
Lúpus Eritematoso Sistémico 24 2,42
Vasculites 18 1,82
Outros Diagnósticos Adultos 6 0,61
Esclerodermia 5 0,51
Miosites 4 0,40
Síndrome de Sjögren 3 0,30
Outros Diagnósticos Juvenis 2 0,20

A monitorização do uso dos biossimilares contribui para um maior conhecimento destes medicamentos em contexto de vida real, como já várias vezes demonstrado através da expansão dos registos nacionais e internacionais.

A SPR recomenda o registo no Reuma.pt de todas estas terapêuticas, por forma a monitorizar a sua eficácia e segurança, à semelhança do que acontece com os medicamentos biológicos originais.

 

Noticias NOTÍCIAS – Jornadas de Outono da SPR

Vai ter lugar no dia 12 de Outubro pelas 11 horas, durante as Jornadas de Outono da SPR, a reunião Comissão Nacional do Reuma.pt. Participe!

 

Sabia que SABIA QUE …

… o Reuma.pt disponibiliza um relatório de inconsistências para cada centro?

O relatório de inconsistências é uma ferramenta que permite ao Centros, em tempo real, aferir a qualidade dos seus dados e verificar quais os dados em falta no registo dos seus doentes. No relatório de inconsistências estão disponíveis múltiplas possibilidades de escolha de erros a relatar.

Relatório de inconsistências

Alguns campos cujo preenchimento deve ser regularmente monitorizado incluem os dados demográficos (sexo e data de nascimento), a duração da doença (início dos sintomas e diagnóstico), outras características da doença (ex: anti-CCP, FR e erosões na AR, HLA-B27 nas SpA), os índices funcionais e de actividade da doença, as terapêuticas efectuadas pelo doente (e a sua duração) e a existência de efeitos adversos.

Copyright © 2019 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt