Cada um dos cerca de 21000 doentes registados nos 68 centros portugueses que usam o Reuma.pt tem, em média, 3,25 anos de seguimento e 8,72 consultas registadas. Para os doentes com biológico activo, esta média é de 5,33 anos de seguimento e 17,99 consultas por doente.
Sendo certo que, no caso dos doentes que não estão a ser tratados com medicamentos biológicos, um prazo de 6 meses pode não significar necessariamente uma perda de seguimento, existem 1741 doentes em biológico sem registo de consultas nos últimos 6 meses e que deverão merecer alguma atenção de modo a que se consiga apurar os motivos deste intervalo de tempo após a última consulta, e se continuam ou não a ser tratados com medicamentos biológicos.
No caso de perdas de seguimento comprovadas, elas deverão ser registadas no ecrã de identificação do doente, com o respectivo motivo (imagem seguinte). Esta informação é particularmente pertinente para as situações de morte, principalmente para os doentes que estavam a ser tratados com biológico aquando do falecimento.
Os 10 centros portugueses que têm mais doentes com biológico activo e sem consulta nos últimos 6 meses são:
|