O protocolo da artrite reumatóide é o primeiro a ser reestruturado de forma a que as diversas fases da consulta sejam apresentadas em ordem lógica para o clínico. Para o efeito, os diversos ecrãs foram agrupados em 6 áreas: dados gerais, súmula clínica, consultas anteriores, consulta de hoje, relatório de consulta e dados de evolução.
A área dos dados gerais apenas aparece expandida na primeira consulta e, para além dos dados basais do doente (identificação, escolaridade, situação laboral, diagnóstico, critérios, etc.), apresenta diversos dados relativamente ao passado clínico do doente (antecedentes pessoais e familiares, terapêuticas terminadas, vacinas, rastreios de tuberculose, etc.).
Após a súmula clínica, que apresenta o habitual ecrã resumo da situação clínica do doente, aparece uma área em que é possível consultar as diversas observações registadas pelos médicos em todas as consultas anteriores.
A quarta área (consulta de hoje) é aquela em que se registam os dados de cada consulta, e é a que apresenta mais alterações. As principais são:
- O actual ecrã de observações/plano foi subdividido em 4 ecrãs, nos quais se podem registar separadamente observações sobre:
- Sintomas e intercorrências
- Adesão à terapêutica e ocorrência de eventos adversos (imagem seguinte)
- MCDTs
- Alertas para a próxima consulta
- Nas terapêuticas, separou-se o registo das terapêuticas reumáticas das restantes
- No laboratório, há um protocolo com as análises de maior interesse para a artrite reumatóide
- Na imagiologia, há um formulário específico para exames de raio x
|