Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Julho 2018

Prescrição e dispensa de medicamentos biológicos

De acordo com a portaria n.º 48/2016, os serviços farmacêuticos dos hospitais do SNS reportam mensalmente ao infarmed os dados referentes às dispensas de medicamentos biológicos.

Para além da informação relativa ao medicamento dispensado, doente, data e local da dispensa, o registo mínimo reportado pelas farmácias inclui a data de diagnóstico, as datas de início e fim do biológico actual e, se for o caso, as reacções adversas ocorridas.

Uma vez que as informações relacionadas com o doente e seu tratamento podem ser obtidas no Reuma.pt, colocou-de a possibilidade de o registo mínimo ser gerado directamente pelo Reuma.pt.

Neste âmbito, está em fase final de desenvolvimento, projeto piloto de rastreabilidade dos medicamentos biológicos nas doenças reumáticas. Os testes desta plataforma iniciar-se-ão no início de Setembro e prevê as seguintes funcionalidades:

  • Acesso das farmácias hospitalares a todos os dados registados no Reuma.pt, através do n.º de processo e apenas para visualização
  • Importação de ficheiros com os lotes de medicamentos biológicos dispensados e respectivos doentes
  • Exportação de ficheiros com os dados relativos ao registo mínimo, resultante da junção de dados do Reuma.pt com os dados dos ficheiros importados
  • Se o doente não existir no Reuma.pt, a farmácia pode colocar os dados do registo mínimo no Reuma.pt
  • A farmácia pode ainda registar eventos adversos e colocar notas para o médico
  • Os médicos, para além das informações indicadas no ponto anterior, poderão visualizar as datas em que cada doente levantou o biológico prescrito , bem como os respectivos lotes (informação útil para reporte por parte do médico de eventuais eventos adversos)

Para o correcto funcionamento desta plataforma, torna-se essencial que os doentes AR, EA, AP e AIJ em terapêutica biológica estejam registados no Reuma.pt e que mantenham actualizadas as informações necessárias ao registo mínimo, nomeadamente:

  • Data de diagnóstico
  • Biológico prescrito, forma de apresentação, data de início e, aquando do término, a data de fim
  • Eventos adversos relacionados com o biológico prescrito

Considerando os quatro diagnósticos previstos, o Reuma.pt tem mais de 4500 doentes com biológico activo em centros portugueses.

Contudo, quase 1400 não têm qualquer consulta registada nos últimos 6 meses e 665 não têm data de diagnóstico (dados na tabela seguinte).

Diagnóstico
Doentes com biológico activo Doentes sem consulta nos últimos 6m Doentes sem data de diagnóstico
AR 2070 625 241
EA 1403 380 253
AP 770 209 121
AIJ 332 161 50
Total 4575 1375 665

Considerando os 12 centros com maior número de inconsistências, nestas 2 informações em particular, temos:

Centro
Doentes sem consulta nos últimos 6m Doentes sem data de diagnóstico
Hospital de Santa Maria 156 83
Hospital de São João - Porto 138 16
Centro Hospitalar de Médio Tejo 113 41
Instituto Português de Reumatologia 95 38
Hospital da Universidade de Coimbra 53 64
Hospital Egas Moniz 50 62
Unidade Local de Saúde do Alto Minho 80 13
Clínica Reumatológica Dr. Melo Gomes 60 25
Hospital de Vila Nova de Gaia 44 12
Montepio Rainha D Leonor 27 27
Hospital do Divino Espirito Santo 47 4
Centro Hospitalar Tondela - Viseu E.P.E 30 21

À medida que forem registadas as dispensas, ter-se-á uma mais clara noção sobre a fiablidade da informação registada no Reuma.pt relativa a doentes em biológico e será possível ir procedendo à actualização da mesma. Contudo, tal como explicado na newsletter relativa à análise de inconsistências nos dados, estas 2 situações podem desde já começar a ser analisadas e corrigidas.

Para finalizar, e uma vez que está a iniciar-se o mês de Agosto, desejamos boas férias a todos os leitores desta newsletter que já estão ou que vão agora iniciar as sua férias.

 
 
Copyright © 2018 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt