Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Maio 2018

Regulamento Geral de Protecção de Dados

No passado dia 25, entrou em vigor o novo regulamento geral de protecção de dados (RGPD). Esta directiva do parlamento europeu visa garantir que o tratamento de dados pessoais é feito de forma lícita, leal e transparente para com as pessoas singulares em causa, e exclusivamente para os efeitos específicos previstos na lei.

Para o efeito, foram elaborados novos consentimentos informados (CI) que podem ser descarregados directamente do Reuma.pt e todos os doentes têm que reconsentir usando o novo modelo de CI.

Adicionalmente, a SPR tem que estar em condições de demonstrar que o consentimento para a recolha e o tratamento de dados do Reuma.pt foi prestado por escrito pelo doente, sob pena de a recolha de dados ser considerada ilícita. Por este motivo, os centros deverão enviar para a SPR cópias dos CI assinados pelos doentes.

Sendo o novo CI de primordial importância neste processo, as alterações ao Reuma.pt foram mais vastas e afectaram essencialmente a área dos doentes, passando estes a conseguir visualizar diversas informações registadas no Reuma.pt, nomeadamente:

  • Dados de identificação pessoal
  • Situação laboral e escolaridade
  • Consumo de álcool e tabaco
  • Terapêuticas e tratamentos não farmacológicos
  • Comorbilidades e alergias a fármacos
  • Análises laboratoriais
  • Vacinas
  • Rastreios de tuberculose
  • Quadro evolutivo e gráficos de evolução

Sendo esta informação muito mais abrangente e sensível do que a que até era apresentada na área dos doentes, torna-se premente reforçar a forma de acesso de cada um dos doentes. Nesta fase de transição, é ainda possível que os doentes continuem a aceder tal como até aqui (ecrã de acesso ilustrado na imagem seguinte).

Apresentação Reuma.pt

No entanto, para os doentes que não tenham endereço de correio electrónico, é de todo aconselhável que, para além da solicitação do novo CI, os médicos procedam igualmente à geração de uma senha de acesso para o doente.

Esta operação pode ser realizada no ecrã onde se regista o doente, entregando-se-lhe a senha gerada. Em caso de esquecimento por parte do doente, caberá ao médico a geração de uma nova senha.

Para os doentes que tenham endereço de correio electrónico, bastará que o mesmo seja registado no Reuma.pt, também no ecrã onde se regista o doente. O registo do endereço de correio electrónico permitirá ao doente a geração e recuperação automática da senha de acesso, em caso de esquecimento.

 

Copyright © 2018 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt