Este estudo conta com a colaboração de 9 centros de Reumatologia a nível nacional e, na presenta data, estão envolvidos 41 doentes e 22 profissionais de saúde
(médicos e enfermeiros). Os centros que actualmente colaboram neste estudo são: Hospital Egas Moniz, Centro Hospitalar de São João, EPE – Hospital de São João, Centro Hospitalar de Tondela Viseu, Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Médio Tejo – Hospital de Torres Novas, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia, Instituto Português de Reumatologia e Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Aos participantes deste ensaio é aplicado, em cada consulta, o protocolo existente no Reuma.pt para as espondilartrites, acrescido apenas do formulário BASG.
No final do estudo, será efectuada a avaliação das respostas dos doentes participantes e a sua comparação com os dados obtidos através da análise do transcriptoma e da espectrometria de massa.
Na próxima newsletter faremos o habitual balanço de final do ano. Terminamos esta edição com votos de boas entradas em 2017 e um feliz ano novo para todos os leitores da newsletter Reuma.pt.
|