Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Maio 2016

Serologias das hepatites B e C

É fundamental que o registo das serologias positivas para os vírus das hepatites B e C seja feito de forma sistemática. Não apenas pelo risco acrescido que representa a utilização de medicamentos anti-reumáticos em doentes com infecções do fígado, como também para uma correcta elaboração de planos de vacinação dos doentes, muitos deles nunca vacinados.

Muita desta informação está a ser registada no formulário das patologias associadas, com detalhes relativos à infecção registados no campo de observações. Tendo por base os dados deste formulário, apresentamos no quadro seguinte os totais das serologias positivas para os vírus das hepatites B e C, tal como apresentado no relatório estatístico de final de 2015.

Indicador AR EA AP AIJ LES Vasculites Outros Diag. Totais
Vírus da hepatite B
Antigénio de superfície da hepatite B positivo 2   1         3
Anticorpo anti-nuclear da hepatite B positivo 36 5 5   5 2   53
Hepatite B aguda 1             1
Anticorpo positivo não especificado 4 2   1 1   1 9
Vírus da hepatite C
Anticorpo de hepatite C positivo 6 4 2   2 2 1 17

Em Dezembro de 2015, estavam registados no Reuma.pt 83 doentes com serologias positivas, 66 dos quais com serologias positivas para hepatite B e 17 para hepatite C. Está igualmente registado um caso de hepatite B aguda num doente com o diagnóstico de artrite reumatóide. Este doente iniciou tratamento com terapêutica biológica em Novembro de 2009, tendo o caso de hepatite aguda ocorrido em Abril de 2012.

A funcionalidade de importação automática de resultados laboratoriais, já disponível em diversos centros, veio facilitar o registo dos resultados das serologias no formulário do laboratório e, desta forma, contribuir para o registo mais preciso desta informação.

Acresce ainda que, desde Março de 2016, o primeiro ecrã apresentado nas consultas de seguimento (situação clínica) passou a mostrar dos resultados das análises relativas aos antigénios HBs e anticorpos anti-HBs e anti-HBc.

Sendo esta informação automaticamente apresentada a cada nova consulta, e tendo sido acrescentado o formulário de vacinas a todos os protocolos, acreditamos que se torrnará mais simples a monitorização dos doentes com indicação para vacinação.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O ecrã de registo dos dados básicos dos doentes com artrite idiopática juvenil sofreu uma pequena alteração relativa à forma de registo dos anticorpos antinucleares (ANA).

Até à data, eram registados indicadores sobre se ANA < 1/160 ou ANA >= 1/160 mas, de agora em diante, passar-se-á a registar se ANA é negativo ou positivo, juntamente com o respectivo título (imagem seguinte).

Registo actual de ANA

Relativamente aos valores de ANA já registados, os >= 1/160 foram automaticamente convertidos para positivos e os inferiores a 1/160 mantiveram-se inalterados (imagem seguinte). É ainda possível reclassificar as situações já registadas de ANA < 1/160 e, ao fazê-lo, deixará de ser apresentado o indicador de ANA < 1/160.

Registo actual de ANA

 

Copyright © 2008- Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt