Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Abril 2015

Dúvidas frequentes

A newsletter do Reuma.pt tem sido um espaço de divulgação das diversas funcionalidades desta plaforma. No entanto, algumas delas foram referidas em edições já muito antigas e, com alguma frequência, surgem dúvidas de como proceder em algumas situações.

Uma das questões prende-se com a mudança de centro por parte do doente e com a necessidade de, no novo centro, ter-se acesso aos dados do doente registados no centro anterior.

O Reuma.pt permite a partilha de doentes em centros, estando funcionalidade descrita com mais detalhe na newsletter de Março de 2014.

Resumidamente, o centro origem do doente tem de o seleccionar e clicar no link "Partilhar com outro centro" ilustrado na imagem à direita. O centro destino apenas tem de aceder à opção "Responder a pedidos de partilha de outros Centros", e indicar o n.º de processo do doente que está a "receber". 
Gestão dados doente

Outra das questões prende-se com o acesso dos doentes à plataforma dos questionários de auto-preenchimento. Por vezes, a dúvida é colocada pelo próprio doente, em virtude de não saber a página à qual deve aceder. Esta funcionalidade está descrita com mais detalhe na newsletter de Outubro de 2013.

O primeiro passo cabe ao médico, pois tem de autorizar o acesso do doente aos questionários. Este procedimento terá de ser efectuado no próprio Reuma.pt, tal como ilustrado na imagem acima (link "Acesso a formulários de auto-preenchimento").

Uma vez autorizado o acesso, para responder aos questionários, os doentes terão de começar por clicar no separador Área dos Doentes  existente no sítio do Reuma.pt. De seguida, deverão seguir as instruções de acesso e indicar as suas credenciais. A página de acesso disponibiliza um manual de instruções.

Os questionários deverão ser preferencialmente preenchidos nos 7 dias anteriores à consulta. No entanto, quando o doente comparacer na consulta e o médico proceder ao registo da mesma, é-lhe apresentada a data em que o doente preencheu os questionários, podendo o médico aceitar ou recusar a importação dos dados registados pelo doente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O ecrã de registo dos eventos adversos sofreu uma pequena alteração, de modo a permitir que se associem a um mesmo evento adverso dois medicamentos suspeitos. Para o efeito, o médico tem de começar por selecionar o medicamento na lista de terapêuticas do doente e, para cada um, clicar no botão Adicionar (ver imagem seguinte).

Medicamentos suspeitos
Copyright © 2015 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt