Newsletter do Registo Nacional de Doentes Reumáticos. Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter, clique aqui.
Reuma.pt Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Março 2014

Partilha de doentes entre centros

Nesta newsletter destacamos a funcionalidade do Reuma.pt que permite aos clínicos a partilha dos dados dos doentes quando, por qualquer razão, eles passam a ser seguidos noutro centro, mantendo ou não o seguimento no centro inicial.

Esta funcionalidade não só permite que o novo centro consiga visualizar todo o histórico do doente, como também evita a duplicação de informação relativa ao doente e as eventuais inconsistências que daí poderiam advir.

Caso o doente já esteja registado no centro destino, será necessário validar previamente a coerência de todos os dados do doente e, antes da partilha, ter-se-á de proceder à fusão dos dados (processo não automatizado).

Outra das características desta funcionalidade é que cada centro apenas pode efectuar alterações de dados em consultas por si registadas.

Registo de partilha
A partilha pode ser solicitada através do Reuma.pt ou, por exemplo, verbalmente. Independentemente da forma de solicitação, o centro origem terá de usar o link "Partilhar com outro Centro" acima ilustrado. No entanto, a partilha apenas se torna efectiva após confirmação do centro destino. Para o efeito, o centro destino terá de aceder ao ecrã de Gestão do Centro.
Confirmação de partilha Caso o centro origem já tenha registado a partilha do doente, o centro destino apenas tem de aceder à opção "Responder a pedidos de partilha de outros Centros", ilustrada na imagem à esquerda, e indicar o n.º de processo do doente que está a "receber".
Neste mesmo ecrã de Gestão do Centro, é também possível registar pedidos de partilha de dados de doentes existentes noutros centros. Este processo é mais complexo.

Clicando com o botão direito do rato nos símbolos de informação existentes no ecrã acima, são apresentadas descrições mais detalhadas de cada uma das opções correspondentes.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Laboratório

Para permitir a comparação directa dos valores das análises laboratoriais, o ecrã do laboratório apenas permite que cada análise seja registada na unidade mais frequente. No entanto, este ecrã tem incorporado um conversor que permite converter valores noutras unidades para a unidade indicada no ecrã.

Para o efeito, é necessário começar por clicar na célula onde é apresentada a unidade da análise, indicando seguidamente o valor e unidades a converter.

Artrites iniciais

Uma vez estabelecido o diagnóstico de um doente que tenha sido registado no protocolo das artrites iniciais, este é transferido para o protocolo associado ao diagnóstico estabelecido (artrite reumatóide, por exemplo).

No entanto, se o doente passou para o protocolo AR (por exemplo), os ecrãs associados ao protocolo AR apenas aparecem nas consultas registadas após o diagnóstico de AR. Nas anteriores, continuam a ser apresentados os ecrãs do protocolo das artrites iniciais, possibilitando-se que se continue a aceder a todas as informações anteriormente registadas.

Copyright © 2014 Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Todos os direitos reservados.
Para quaisquer informações adicionais, o nosso endereço de correio electrónico é:
reuma.pt@spreumatologia.pt